Linha do Tempo

  • 1986

    Tudo começou com muita força de vontade e determinação. Em 1979 ainda com o nome de Cerâmica Fênix, foram dados os primeiros passos rumo a uma história de sucesso. Escolhida Rondonópolis como a cidade matriz, muito foi feito para o desenvolvimento da empresa e também da cidade, portanto fazendo jus a essa parceria de sucesso, o nome da indústria foi mudado para Cerâmica Rondonópolis. Nascia aí, um dos nomes mais sólidos na produção de tijolos e lajotas do Estado de Mato Grosso.

  • 1989

    Em princípio, a estrutura era composta por fornos abóbodas que chegavam a consumir 600m³ de lenha, para fazer a queima dos tijolos. A secagem era feita de duas maneiras: parte da produção secava naturalmente e outra parte era feita com secador. Nesta época, eram produzidas de 300 a 400 mil peças por mês.
    Pensando na qualidade dos produtos, na preservação do meio ambiente e no bom atendimento aos clientes, deu-se início, em 1989, ao processo de modernização da empresa, com a construção de fornos contínuos que possibilitavam a queima de 1 milhão de peças/mês.

  • 1992

    A empresa também passou a usar palha de arroz como combustível para os fornos. Tudo isso, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, possibilitou o aumento da produção de 10% a 20%. Em 1992, a Cerâmica Rondonópolis já era a maior e mais moderna cerâmica da região Centro Oeste.

  • 2002

    Mas o processo de modernização não parou, o escritório ganhou nova arquitetura e ficou mais bonito para receber clientes e fornecedores. Os barracões, antes de estrutura metálica, foram substituídos por pré-moldados, maiores e melhores. Com a aquisição de uma completa linha de preparação de massa e conformação de tijolos, a capacidade de produção dobrou. E o número de colaboradores também subiu para 50.

  • 2003

    Dá-se a construção de uma nova linha de secagem e queima de tijolos, também contínua, entretanto com mais tecnologia. A secagem é feita através de aproveitamento de calor do resfriamento das peças, o empilhamento, em forma de pacotes, evita o contato das chamas com os tijolos, a entrada de vagões, a alimentação de combustível de queima e o controle de temperatura agora são automáticos. Após este investimento, passa-se a produção de 2,3 milhões de peças/mês, contando com aproximadamente 70 colaboradores.

  • 2004

    Surge a oportunidade de aquisição da Cerâmica Primavera na cidade de Primavera do Leste – MT. A estrutura foi completamente reformada e concluída em 2006. Em função do baixo consumo do mercado à época o início de suas atividades foi postergado para Maio de 2007. O início de suas atividades se deu com produção média mensal de 1,5 milhão de peças e aproximadamente 40 funcionários. Hoje, com um mercado pujante e após a implementação de melhorias ao processo, bem como a realização de investimentos na unidade, ela fabrica, hoje, uma produção média de 2,2 milhões peças mês.

  • 2008

    Face a demanda crescente do mercado consumidor a empresa decidiu realizar na Cerâmica Rondonópolis a demolição do primeiro forno contínuo, que nesta época contava com 20 anos, e construir um novo forno, o Forno 03, ainda mais moderno e com mais recursos. Agora contando com uma capacidade produtiva de 3 milhões de peças/mês

  • 2010

    Sempre pensando em sustentabilidade, aproveitamos a oportunidade de aquisição da Fazenda Vale dos Sonhos e com ela o início do plantio de eucalipto para consumo próprio.
    Preocupados com a sustentabilidade em 2010 ocorreu a aquisição da Fazenda Vale dos Sonhos e com ela o início do plantio de eucalipto, para consumo próprio.

  • 2011

    Ocorre a consolidação das empresas com o surgimento do Grupo FAAT. A nomenclatura FAAT tem origem nos quatro elementos, nas suas tradições filosóficas, religiosas ou mitológicas, que estão presente em muitas culturas pelo mundo todo. Para essas culturas, os quatros elementos eram essenciais para a vida e ela só podia existir com o equilíbrio de todos eles. O equilíbrio desses elementos dá vida ao processo da cerâmica e também é a origem no nome do FAAT. Assim temos que “Na terra tenho o início, com a água eu dou forma, no ar eu preparo e no fogo eu transformo.”

  • 2013

    O desafio de crescimento continuava e em 2013 o Grupo passou a contar com mais uma unidade industrial, agora em Poxoréu-MT. A Cerâmica Poxoréu, conta com tecnologia de um forno móvel, capacidade de produção média de 300 mil peças mês, e foco produtivo direcionado para produção de canaletas e atendimento da demanda do mercado da cidade de Poxoréu.

  • 2014

    Com foco total na qualidade do produto final o Grupo FAAT inovou construindo uma central de beneficiamento de argila com capacidade de atender toda a demanda de matéria-prima das 3 unidades industriais e capacidade produtiva de 500 toneladas/dia de argila. Nasce a Tellus Central de Massa.

  • 2019

    Até este ano, com o cenário de retração mercadológico os investimentos do Grupo FAAT foram direcionados para o desenvolvimento de gestão e da equipe, tornando-se mais fortes para os desafios vindouros.

  • 2020

    pensando em tecnologia, inovação e eficiência tem-se início o projeto de automação das fábricas, com a Cerâmica Rondonópolis recebendo seu automatismo de carga. Na sequencia ocorre a aquisição da automação de carga da Cerâmica primavera e os próximos passos serão o automatismo de descarga em ambas as unidades.

  • 2022

    No ano de 2022, pensando em melhorar a produtividade e eficiência, foi realizada a substituição do forno da Cerâmica Poxoréu por uma nova estrutura.

  • 2023

    Desta forma o Grupo FAAT segue com o sonho iniciado em 1986, buscando o crescimento sustentável, valorizando colaboradores e clientes.
    E junto com nossos clientes, que foram mais que parceiros durante tantos anos, estamos entre os maiores e mais moderno grupo de cerâmicas do Brasil, sendo o maior no estado de MT, o que é para todos motivo de imenso orgulho.

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Copyright ©2024 Grupo FAAT. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Preciso Web.